Araguaína é a cidade tocantinense que se destaca na região Norte do País.
É conhecida como “a capital econômica do estado” e como a “Capital do Boi Gordo” uma vez que uma de suas principais fontes de renda é a criação de gado.
Localizada a 350 km de Palmas, é um centro econômico forte e estratégico, seus limites fazem parte da fronteira agrícola das regiões Norte e Nordeste formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, denominada MATOPIBA.
A região tem a estação de chuvas bem definidas; chuvas no verão e estiagem no inverno. A temperatura varia entre 20 °C e 35 °C durante o ano.
Nossa cidade é importante economicamente e é rota ativa do turismo de negócios.
Araguaína possui inúmeras belezas, lugares interessantes para trilhas e ciclismo de aventura, mas hoje escolhemos três lugares de tirar o fôlego que você vai poder visitar sem sair da região central da cidade.
PARQUE CIMBA: PONTO TURÍSTICO DE ARAGUAÍNA
Localizado próximo ao centro de Araguaína, o Eco Parque Cimba Benedito Vicente é um recanto natural em meio a área urbana da cidade. O parque conta com duas pistas de 1,2km de extensão, uma para ciclismo e outra para caminhada, duas academias ao ar livre com aparelhos variados de musculação e ginástica, que atendem crianças e adultos.
Com uma extensa área verde, um parquinho a céu aberto com diversos brinquedos para as crianças e bancos em locais estratégicos, o lugar é um convite para o lazer da família inteira.
No local é possível conhecer as ruínas preservadas da Companhia Industrial e Mercantil da bacia amazônica (CIMBA) a primeira Indústria de Araguaína, que deu origem ao nome do parque.
Além disso, seus extensos gramados são conhecidos por receber festas culturais, eventos acadêmicos, confraternizações e até cerimônias de casamento.
Além do prazer de estar ali, a beleza do parque convida a ótimas fotografias, momentos lindos para guardar no seu Relicário.
CALÇADÃO DA VIA LAGO: NOVO CARTÃO POSTAL DO TURISMO EM ARAGUAÍNA
O calçadão Via Lago é o maior cartão postal de Araguaína, possui 1,84 km de extensão, com pistas duplas, ciclovias, áreas verdes, guarda-corpo e calçamento para pedestres.
A avenida é bem iluminada, e os desenhos do calçadão possuem traços inspirados em símbolos indígenas, especialmente os da tribo Karajá, em uma homenagem aos primeiros habitantes da região.
A via lago é o point do final de tarde araguainense, tem o comércio aquecido, com barzinhos, restaurantes, água de coco e pipoca, tudo isso embalado na paisagem lindíssima da região, para agradar todos os públicos.
Depois do expediente comercial é fácil encontrar uma pequena multidão fazendo caminhadas, andando de skate ou pedalando. Os mais românticos podem preferir dar uma volta nos pedalinhos ao pôr do sol.
Independente da opção, a via lago é uma experiência completa que vai deixar um gostinho de quero mais.
NEBLINA SHOPPING
Para aqueles que preferem ter tudo em um mesmo lugar, o Neblina Shopping é a melhor opção. Ali você vai encontrar uma grande variedade de lojas e ampla praça de alimentação com opções desde o pastel até o jantar completo, barzinho para o happy hour, cinema, academia e até uma filial das Lojas Americanas Express para as comprinhas de última hora.
O Shopping fica na Marginal Neblina, tem fácil acesso, amplo estacionamento e é bem localizado, está aberto das 8h às 23h, de segunda a sábado e aos domingos das 16h às 21h.
GOSTOU DAS DICAS?
Aproveite e programe sua viagem para Araguaína reservando sua hospedagem no Hotel Relicário, certificado através do selo Turismo Responsável.
O Hotel Relicário atende a todos os protocolos básicos, específicos, chancelados pela Anvisa, se tornando um dos primeiros hotéis certificados no Brasil.