Você já deve ter escutado por aí que Araguaína é o polo econômico do Tocantins e que desde o dia 17 de agosto de 2009 foi oficialmente decretada a capital do boi gordo pelo governador do Estado, à epoca, Marcelo de Carvalho Miranda.
Mas você sabe por qual motivo essa cidade ganhou esse título? Vem comigo que te explicamos tudinho e porque esse título é tão importante para o turismo de Araguaína.
Curiosidade: Quem diria que o pequeno povoado que se chamava “Livra-nos Deus” por temor aos ataques de animais selvagens e até mesmo indígenas. Iria se desenvolver a ponto de se tornar um polo.
Foi graças à construção da rodovia Belém-Brasília em 1960 que foi dado efetivamente o “start” no seu desenvolvimento econômico-social, gerando um crescimento extraordinário em comparação a cidades próximas que eram maiores e até mesmo mais antigas. Em 1986 Araguaína já havia se tornado a quarta maior cidade do estado de Goiás e a maior da região dissidente do Tocantins, porém por fatores geográficos, sociais e principalmente políticos, não foi a escolhida para se tornar a capital do novo estado. Entretanto, na sua história recente a cidade se tornou um grande centro comercial e a partir da década de 2000 ganhou o tão famoso apelido Capital do Boi Gordo.
Por que Araguaína Ganhou o Apelido Capital do Boi Gordo?
Araguaína ganhou esse apelido carinhoso devido a consolidação de grandes propriedades rurais com destaques para a criação de gado para cria, recria, engorda e abate, seguida da produção leiteira e de produtos agrícolas.
O que culminou na chegada de enormes empreendimentos e investimentos na infraestrutura.
Outro ponto a se ressaltar foi a inauguração do trecho da ferrovia norte-sul em 2007 e as novas expansões da fronteira agrícola do Matopiba entre regiões Norte e Nordeste como fator decisivo no crescimento agropecuário. Em virtude disso e dentre outros motivos é considerada a capital econômica do Tocantins onde importantes negócios do agronegócio são instalados .
A Importância da Cidade de Araguaína nos Dias Atuais
No presente, a Cidade de Araguaína consolidou-se como centro econômico e estratégico, gerador de desenvolvimento regional. Fazendo parte de umas das regiões que mais crescem atualmente no Brasil. Sobressai-se por ser o núcleo comercial varejista e atacadista. Tendo em vista mais de 2 milhões de consumidores no mercado, em um raio de 250 km.
O agronegócio é a grande força que impulsiona o comércio e o turismo de negócios.
Se tornando a cada dia mais qualificado e produtivo. Sua Agricultura aprimorada na produção de grãos e a pecuária moderna e inovadora movimentam os demais nichos.
E pra arrematar, Araguaína sedia uma das maiores e tradicionais cavalgadas do país. As cavalgadas são eventos anuais que abrem a programação da exposição agropecuária a famosa expoara realizada geralmente nos meses de maio e junho. Coloca a cidade nos holofotes atraindo investidores, expositores, produtores rurais e visitantes mobilizando a economia da nossa cidade de Araguaína e região. Sendo mais um pilar que sustenta a capital do boi gordo.
Araguaína continuará sendo reconhecida e lembrada como a capital econômica do estado e como a capital do boi gordo, pois a sua importância não pode ser ignorada.
Nossa cidade notável que tem sede de crescimento e a cada dia pavimenta sua história de sucesso com o suor e sonho do seu povo.