Turismo: conceito, importância e tipos

O turismo possui diversos tipos e objetivos, mas todos eles têm algo em comum, que é a intenção de viajar para outros países, outras culturas e até mesmo outras regiões dentro do próprio país motivados por valores distintos que não seja de moradia. 

Conceito de Turismo

Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), o turismo é o deslocamento de pessoas para fora do seu ambiente pessoal por um período inferior a um ano para lazer, negócios ou outros. 

A OMT também definiu significados a alguns conceitos que já eram de nosso conhecimento, como por exemplo:

  • viajante: aquela pessoa que viaja para outro país.
  • visitante: aquela pessoa que viaja a qualquer lugar fora de seu ambiente pessoal por um período de 12 meses consecutivos com o objetivo de lazer.

E dentro da nomenclatura de visitante se subdivide os conceitos de excursionista, que é a pessoa que não pernoita no lugar; o visitante internacional, que é aquele que viaja para um outro país por um período menor que 12 meses com intuito de lazer e visitante interno, aquele que viaja para dentro de seu próprio país.

A importância do turismo:

O turismo é um importante motor do desenvolvimento de uma sociedade, pois movimenta direta e indiretamente diversas áreas e gera empregos nos mais variados setores. 

Quando uma cidade ou até mesmo um estado inteiro é conhecido pelo turismo, segmentos como o hoteleiro, de transporte, de preservação do ambiente, alimentação e cultura são fortemente incentivados e geram receita.

Não somente por isso, a história daquele povo e consequentemente daquele país é repassada para outras gerações, ajudando na manutenção da história não escrita e identidade de um povo.

Tipos de turismo:

Assim como existem diferentes tipos de negócios beneficiados pelo turismo, faz sentido que existam diferentes formas de turismo. São elas:

  • Turismo social: uma forma de democratizar o turismo para todas as parcelas da sociedade com menor poder aquisitivo, permitindo o acesso a valores mais convidativos para viagens por meio de políticas e programas sociais.
  • Turismo de negócios: é o turismo voltado para viagens de trabalho, ou com intuitos de networking, conferências e palestras, seminários e feiras. 
  • Turismo cultural: envolve a exploração da cultura, da arquitetura e artes de uma região. Um exemplo de turismo cultural são as viagens para o carnaval baiano e de Olinda e o são joão paraibano.
  • Turismo gastronômico: são consideradas as viagens para apreciar a culinária e cultura envolvendo tais detalhes culturais. Festivais de cerveja, de frutas e pratos típicos da região são bons exemplos. 
  • Ecoturismo: é o tipo de turismo que envolve a exploração das belezas naturais de determinada região. Visitas a cachoeiras, dunas e praias são bons exemplos.