Quem conhece ou sonha conhecer o Tocantins, com certeza já ouviu falar no paraíso que é o Jalapão, nosso ponto turístico mais famoso.
O Jalapão fica localizado a cerca de 350 km da capital do Tocantins, Palmas e entre os municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e Novo Acordo.
O Parque em si possui uma área total de aproximadamente 34 mil quilômetros de belezas naturais. Cachoeiras, Dunas e Fervedouros que podem ser admirados em qualquer época do ano.
A origem oficial do nome Jalapão vem do nome da planta Jalapa que é abundante na região e exibe belíssimas flores brancas quando floresce, entre os meses de maio e julho.
A vegetação principal da região é o cerrado, o que permite que vejamos uma variedade de cenários maravilhosos com rica biodiversidade.
Os turistas podem passear com Jeeps nas duas, tomar banhos relaxantes nas águas dos fervedouros e até mesmo trilhas para se desafiar e apreciar as belezas que o Jalapão tem a oferecer.
Entre as belezas que existem no Jalapão, você pode encontrar:
- Dunas do Jalapão: um conjunto de dunas que é o coração do Jalapão e forma belezas que ficam inesquecíveis no pôr-do-sol.
- Cachoeira da Velha: a maior cachoeira do Jalapão e que carrega muitas lendas ao seu redor. É uma visão linda para os aventureiros que podem passar um dia inteiro em trilha para chegar nela e ter acesso.
- Cachoeira da Formiga: de águas muito transparentes, a cachoeira da formiga é o cartão postal conhecidíssimo do Jalapão, só ficando atrás das Dunas.
- Fervedouros: piscinas que não deixam os turistas afundarem devido à pressão de sua água. Os valores são super acessíveis para passar alguns minutos experimentando a física e beleza do lugar.
Além dessas belezas existem mais cachoeiras, lugares para se visitar e pessoas para se conhecer.
O Jalapão é maravilhoso e o Tocantins o preserva com muito orgulho. E você? Já conhecia essa beleza da natureza tocantinense?